No dia 14 de Dezembro de 2013, procedeu-se à abertura solene da Academia Sénior de Tábua, no Centro Cultural de Tábua. Conforme estava previsto no programa, a abertura teve início às 15:30, tendo sido apresentada a Academia, os seus objectivos e modo de funcionamento.
A mesa da sessão de abertura, foi constituída pelo Sr. Presidente da Câmara, Mário de Almeida Loureiro; o Sr. Presidente da RUTIS (Rede das Universidades da Terceira Idade), Dr. Luís Jacob; a Sra. Vice presidente da Câmara, Dra. Ana Paula Neves; os Srs. Coordenadores da AST, Dr. Arménio Coimbra e D. Dolores Luís e a Assistente Social da Câmara, Dra. Ana Paula Duarte. Usaram da palavra o Sr. Presidente da Câmara, o Sr. Presidente da RUTIS e o Sr. Coordenador da AST, que foram unânimes em enaltecer este novo projeto do município e da sua importância para promover um envelhecimento ativo e saudável nos Tabuenses. Assim como foi dado enfoque aos alunos e aos professores.
De referir que a Academia Sénior de Tábua, pretende promover a educação não formal e destina-se a adultos, com mais de 50 anos, independentemente do seu grau de escolaridade. Tem como principais objetivos: Proporcionar um envelhecimento ativo e saudável em todos os cidadãos envolvidos na AST; diminuir o número de pessoas em situação de isolamento e/ou solidão; promover o voluntariado e fomentar relações interpessoais e sociais entre as diversas gerações.
A Sra. Vice-Presidente Dra. Ana Paula Neves entrega a lembrança ao Sr. Presidente da RUTIS Dr. Luís Jacob |
A Técnica Superior do Gabinete de Ação Social Dra. Paula Duarte à Reitora da Universidade Sénior de Santa Comba Dão |
- Universidade Sénior de Santa Comba Dão
A Tuna da Universidade Sénior de Santa Comba Dão animou a plateia com os seus instrumentos musicais e cantares. |
- Universidade Sénior de Miranda do Corvo
A Coordenadora da Universidade Sénior de Miranda do Corvo, Dra. Ana Cristina Cruz, procedeu à Conferência, dando-nos a conhecer um projeto de Investigação ao nível do Envelhecimento ativo em alunos das Universidades Seniores, o sentido da vida e a perspetiva temporal enquanto fator de Bem-estar.
Ouvimos também a declamação de um poema por uma aluna.
A Tuna da Universidade Sénior de Miranda do Corvo atuou demonstrando-nos o entusiasmo, a motivação e a alegria dos seus alunos.
Por fim foi descerrada a placa da AST (Academia Sénior de Tábua), colocada na entrada da sede, no CCT (Centro Cultural de Tábua), pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tábua e Sr. Presidente da RUTIS.
Este evento terminou com um lanche, que contou com a colaboração dos nossos alunos e de algumas IPSS’s do Concelho.
O meu município está de parabéns, foi uma ótima iniciativa.
ResponderEliminarTábua está no caminho certo na Cultura e Desporto
ResponderEliminarParabèns