quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Academia Sénior de Tábua - Sessão Solene de Abertura


No dia 14 de Dezembro de 2013, procedeu-se à abertura solene da Academia Sénior de Tábua, no Centro Cultural de Tábua. Conforme estava previsto no programa, a abertura teve início às 15:30, tendo sido apresentada a Academia, os seus objectivos e modo de funcionamento. 



A mesa da sessão de abertura, foi constituída pelo Sr. Presidente da Câmara, Mário de Almeida Loureiro; o Sr. Presidente da RUTIS (Rede das Universidades da Terceira Idade), Dr. Luís Jacob; a Sra. Vice presidente da Câmara, Dra. Ana Paula Neves; os Srs. Coordenadores da AST, Dr. Arménio Coimbra e D. Dolores Luís e a Assistente Social da Câmara, Dra. Ana Paula Duarte. Usaram da palavra o Sr. Presidente da Câmara, o Sr. Presidente da RUTIS e o Sr. Coordenador da AST, que foram unânimes em enaltecer este novo projeto do município e da sua importância para promover um envelhecimento ativo e saudável nos Tabuenses. Assim como foi dado enfoque aos alunos e aos professores.


De referir que a Academia Sénior de Tábua, pretende promover a educação não formal e destina-se a adultos, com mais de 50 anos, independentemente do seu grau de escolaridade. Tem como principais objetivos: Proporcionar um envelhecimento ativo e saudável em todos os cidadãos envolvidos na AST; diminuir o número de pessoas em situação de isolamento e/ou solidão; promover o voluntariado e fomentar relações interpessoais e sociais entre as diversas gerações.

A Câmara Municipal de Tábua agraciou os convidados.



A Sra. Vice-Presidente Dra. Ana Paula Neves entrega a lembrança ao Sr. Presidente da RUTIS Dr. Luís Jacob
A Técnica Superior do Gabinete de Ação Social Dra. Paula Duarte à Reitora da Universidade Sénior de Santa Comba Dão

A sessão solene teve a participação de: 

  • Universidade Sénior de Santa Comba Dão

A Tuna da Universidade Sénior de Santa Comba Dão animou a plateia com os seus instrumentos musicais e cantares.

  • Universidade Sénior de Miranda do Corvo





A  Coordenadora da Universidade Sénior de Miranda do Corvo, Dra. Ana Cristina Cruz, procedeu à Conferência, dando-nos a conhecer um projeto de Investigação ao nível do Envelhecimento ativo em alunos das Universidades Seniores, o sentido da vida e a perspetiva temporal enquanto fator de Bem-estar.







Ouvimos também a declamação de um poema por uma aluna.











A Tuna da Universidade Sénior de Miranda do Corvo atuou demonstrando-nos o entusiasmo, a motivação e a alegria dos seus alunos.






Por fim foi descerrada a placa da AST (Academia Sénior de Tábua), colocada na entrada da sede, no CCT (Centro Cultural de Tábua), pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tábua e Sr. Presidente da RUTIS. 



Este evento terminou com um lanche, que contou com a colaboração dos nossos alunos e de algumas IPSS’s do Concelho.


 



2 comentários:

  1. O meu município está de parabéns, foi uma ótima iniciativa.

    ResponderEliminar
  2. Tábua está no caminho certo na Cultura e Desporto
    Parabèns

    ResponderEliminar